A identidade visual é o que define a cara de uma empresa.
Análise inicial:
A Amigos Unidos mantêm basicamente a mesma pintura desde os anos 70. Dentro destes elementos o que mudou durante este tempo foi o crachá , que variou de tamanho, forma e tipografia. Porém as cores azul e branco assim como a faixa diagonal (que variou de posição e proporção com os outros elementos da pintura) foram mantidas durante todo o tempo, criando uma identificação com a empresa.
Modelo atual (grades brancas, janelas sem molduras)
Pintura anterior com as janelas com moldura e grade preta. Curiosamente, sem as barras diagonais na dianteira.
Última modificação no crachá, adotando uma tipografia com mais curvas.
Modelo com a "cara preta", gaivotas sobre as barras diagonais e carregando a numeração. Além disso o crachá tem um espaço considerável e chama atenção por utilizar o vermelho.
Primeiro modelo de pintura com as diagonais, ainda utilizando o crachá redondo da fase anterior, quando a pintura era um blusa-e-saia em azul claro e branco.
O que manter?
Sem dúvidas o que marcou a empresa nos últimos 30 anos com certeza é pintura em diagonal e a cor azul em dois tons. Já houve a tentativa de fazer uma pintura com verde e sem as diagonais que não foi à frente.
Resultado final
O resultado final engloba todas as formas de imagem da empresa. Por enquanto vou colocar só a pintura, que é a imagem mais significativa de uma empresa de ônibus e depois coloco outros detalhes da comunicação visual da empresa.
Como já foi antecipado pelo ValeSPBUS, a pintura seguindo a tendência atual dos sistemas de transportes nacionais e internacionais, usa dois tons de azul por toda a carroceria. Além disso, a possibilidade de utilizar as cores que consagraram a empresa foi mais um incentivo.
O uso da barra diagonal agora é invertido. Além disso com a adição de mais algumas barras nos dois lados das cores cria uma sensação de "degradê" da cor escura para a cor clara.
O preto retorna a carroceria, emoldurando janelas, para-brisas e grades.
Na região traseira a grande mudança é em relação ao uso de padronagens com o novo logo da empresa.
O novo logo da empresa busca de outra forma utilizar uma identidade mais amigável, diferentemente do que foi tentado há alguns anos. O fato das duas palavras que compõem o nome da empresa terminarem com a letra "s" contribuiu para a criação do novo logo, que busca mostrar que a empresa está sempre na crescente, superando as dificuldades.
Toda a carroceria é pintada inicialmente nos dois tons de azul. Depois os detalhes como o logo, as barras extras, o prefixo, o adesivo de cadeirante e o de ar condicionado, assim como a padronagem são arrematados em adesivo de alta resistência, próprio para este tipo de aplicação. Também é adesivado a barra lateral do veículo com faixas reflexivas prata.
Lembrando que os prefixos são fictícios nesses casos.
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Um comentário:
Será mesmo? Poxa, vai ser uma pena se ela mudar a identidade, mas se for uma mudança geral (tanto interna -firma-, quanto externa -serviços-), será muito bem vinda. Eu gosto dessa empresa, mas me decepcionei com ela nos ultimos anos.
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