Inicialmente peço desculpas por não postar ontem. Com a torrencail chuva que caiu no Rio de Janeiro, a Ligh não conseguiu me prover a energia elétrica para que eu pudesse fazer a atualização. Não farei postagem extra, continuarei na base de uma por dia.
Como antecipei na última postagem todo o gerenciamento da frota será innformatizado. Isso inclui o GPS em larga escala, câmeras, anjo da guarda inteligente e sistema de cartões e biométricos.
GPS
Além de cada veículo possuir um aparelho de GPS que informará a rota ao motorista o GPS do veículo fará a conexão com a central inteligente da empresa. Com essa ligação será possível que o motorista receba informações da central para desviar de trechos com congestionamento em situações extremas. O aparelho também substituirá o fiscal de rua, uma vez que com o gerenciamento via satélite informará ao motorista se ele está atrasado, adiantado ou no horário. Com o GPS será possível também informar ao passageiro nas paradas em quanto tempo o próximo ônibus chegará. Ainda será possível controlar o desempenho do motorista durante sua jornada de trabalho. Ao fazer um desvio inesperado, por exemplo, o sistema pode interpretar como uma situação de risco, abrir as câmeras do sistema interno e descobrir um assalto ou um sequestro.
Câmeras
Todos os carros serão equipados com 3 câmeras (uma virada para o para-brisas, outra para a frente do veículo e a última no fundo do veículo). Com alta resolução vão inibir a presença de meliantes e seus possíveis delitos, tanto contra passageiros quanto contra o patrimônio da empresa.
Anjo da guarda inteligente
A função do anjo da guarda é impedir que o motorista se sobreponha à regras, tanto do CBT, quanto as indicações da própria empresa. Mas há uma diferença muito clara na operação dos veículos que operam em setores muito travados, característicos das áreas urbanas e veículos que trafegam em linhas expressas em grandes corredores. Por isso o uso do anjo da guarda será inteligente: Em trechos que há limites de velocidades maiores, o limite do sistema também é liberado. Em trechos de aclives, o limite dos giros pode ser aumentado. Tudo controlado via GPS. Também será desativado o sistema que impede arrancar o veículo, desde que se mantenha os parâmetros de velocidade e limite de giros. Porém o sistema que só libera o veículo para arrancar do ponto com as portas fechadas será mantido e passível de punição se algum funcionário desabilitar o sistema.
Cartões e biometria
Como eu já havia adiantado na postagem anterior, os funcionários terão um cartão multi-função. A idéia é que este cartão possua uma entrada no painel do ônibus onde o motorista e o cobrador (se houver) colocam seus cartões e dão a partida no veículo. O veículo fica bloqueado se os cartões não forem os mesmos constantes no controle de ponto da empresa e do despachante da linha. Outra opção é usar a biometria (uso da leitura digital das impressões digitais) para liberar a saída do motor.
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