Gestão de pessoas e RH

A gestão de pessoas é a parte mais complicada de se gerir numa empresa grande (com mais de 100 funcionários), como a Transportes Amigos Unidos. Quando se fala de um prestador de serviços, as pessoas são o objeto principal em questão.

O primeiro passo é terceirizar o setor de recursos humanos da empresa, enxugando mais a máquina administrativa. Esses terceirizados trabalhariam dentro da empresa em diversas frentes, como tesouraria, administração, manutenção, tráfego, entre outros. O primeiro passo é procurar os líderes dentro da empresa. O líder atual não é aquele que tem apenas a capacidade de mandar e ser atendido. O líder de hoje em dia tem que dar suas ordens e ser atendido também, porém ele vai além, trabalhando em conjunto para que o bem estar coletivo seja sempre atingido, mesmo que para isso suas ordens não sejam focadas nesta questão.


Identificados os líderes, eles precisam passar aos seus subordinados a nova visão da empresa. Para tanto, serão treinados, ganharão novos cargos dentro da empresa, assim como espera-se deles que mudem suas atitudes e "vistam a camisa da empresa" para convencer os demais funcionários de que trabalhando em conjunto todos ganham mais.


Depois a empresa de RH fará um recrutamento interno para identificar talentos desperdiçados, situações onde os funcionários são submetidos a transtorno psico-social e também onde há problemas sérios como evasão de divisas, calote e privilégios não previstos. Todos os funcionários passarão por uma reciclagem, para conhecerem a fundo as novas perspectivas da empresa, novas diretrizes, além dos regulamentos internos e manuais de conduta. Também serão treinados para situações de risco, curso de primeiros socorros, atendimento ao cliente entre outros cursos visando aprimorar suas funções.

Não será feita nenhuma demissão por parte da empresa. Acredito que todos podem mudar, desde que sejam incentivados a isso. As demissões por parte dos funcionários serão aceitas, de acordo com a CLT. O importante é trabalhar na Nova Amigos Unidos aqueles que gostam do que fazem e que acreditam que fazem um trabalho importante para o meio social de onde ele convive.

A terceira etapa da empresa de RH é recrutar novos funcionários, visto que a intenção é aumentar a quantidade e a qualidade dos serviços. Além de novos motoristas e cobradores, serão admitidos novos mecânicos, secretários, gerenciadores de risco, faxineiros entre outras posições necessárias durante uma expansão.

Para recrutar novos funcionários a preferência é pelo profissional que gosta do que faz e que acredita que poderá crescer dentro da empresa. Serão incentivados a inserção de colaboradores portadores qualquer deficiência física, ex-detentos, parentes de primeiro e segundo grau dos funcionários atuais e de moradores vizinhos às garagens. Também haverá um plano de absorção da mão de obra da Rocinha, berço da empresa. Todos passarão por avaliações físicas, médicas, patológicas e psicológicas antes de serem admitidos e depois de admitidos, farão os exames anualmente.

Os funcionários atuais serão classificados pela quantidade de anos trabalhados dentro da empresa. Quanto mais tempo trabalhando para a Empresa, mais benefícios o colaborador adquire. Benefícios como férias estendidas, folga extra no mês, direito de escolher o dia da folga, escolha do local que quer trabalhar, escolha do veículo para trabalhar, entre outros. O incentivo é para manter os mais velhos motivados e para incentivar os mais novos a conquistarem seus próprios benefícios.

Algumas diretrizes serão alteradas dentro da empresa. As principais:

-Motoristas terão um salário base, igual para todos os motoristas. Os que acumulam a dupla função (motorista + trocador) receberão adicionais de risco e pela segunda função.

-A função de fiscal de rua será extinta. Nas ruas teremos apenas os despachantes e os fiscais de região que rodam aleatóriamente pelos pontos para verificar a operação. Toda a gestão de horários será realizada via GPS (explicarei melhor isso amanhã na seção "Novas Tecnologias").

-As férias serão concedidas a cada funcionário assim que ele complete um ano de serviço, devendo se reportar ao setor de RH que organizará a ordem das férias. Nenhum funcionário poderá ficar mais que um ano e dez meses trabalhando initerruptamente.

-Será criado o plano de carreira da empresa. O estagiário que entra na empresa com 16 anos terá a mesma chance que o motorista com 10 anos de experiência de chegar a um posto de vice-diretoria. O plano de carreira será baseado em competências, tempo de serviço e bons resultados nas avaliações internas anuais e nas avaliações dos colegas. Há de ser respeitado, claro, a demanda para a vaga aspirada pelo funcionário. O plano será claro a todos os funcionários. Os processos de promoção serão objetivos e transparentes.

-Criação do Clube Campestre da Empresa onde os funcionários poderão desfrutar das suas férias com seus familiares. A idéia é que se crie o clube em cerca de 10, 20 anos. Antes disso serão feitas parcerias com clubes locais.

-Transparência nas contas (entrada/ saída/ lucros & dividendos) para todos os funcionários.

-Todos os funcionários receberão décimo terceiro salário antes do dia 15 de dezembro do ano corrente. De acordo com suas competências e metas atingidas durante o ano ele terá participação nos lucros da empresa, e direito a décimo quarto salário, pago até dia 25 de dezembro do ano corrente.

-Bonificação por metas (acidentes, avarias, desempenho, etc) cumpridas mensalmente, trimestralmente, semestralmente e anualmente.

-Em parceria com uma rede bancária, criar o cartão multiuso da empresa. Com o cartão, ele poderá movimentar a conta corrente onde receberá o salário e os prêmios, além de ganhar descontos em supermercados, farmácias, e outros estabelecimentos comerciais. O cartão também será integrado com o sistema RioCard para facilitar os deslocamentos dos funcionários e serão utilizados para "bater o ponto" digitalmente.


-Funcionário não trabalha sem uniforme , assim como serão observados conceitos como limpeza (do funcionário e do uniforme), higiene pessoal, asseamento e boa aparência. Sinais de embriaguez e cansaço levam o funcionário para a avaliação psicológica e física, além da suspensão.

-Plano de saúde para o funcionário que cobrirá as necessidades básicas de saúde e derá descontos em especialidades.

-Fazer quatro festas de confraternização (para que todos possam participar de acordo com suas folgas) no fim de ano para os funcionários e seus familiares.

-Todos os funcionários tem folga no dia do seu aniversário.

Nenhum comentário:

Search

Seguidores