Estrutura Atual:
Duas Garagens:
Ramos (Rua João Romaris)
Triagem (Rua Bergamo)
Considerando estas duas alternativas, uma boa alternativa é setorizar cada garagem com um grupo de linhas. Na G1 (Ramos), seria feito o recolhimento e a manutenção dos veículos das linhas 175, 523, 524, 591, 592 e 593 e suas variantes. Na G2 (Triagem) teríamos o recolhimento dos veículos das linhas 107, 158, 176, 177, 521, 522 e 546 e suas variantes, além das linhas reativadas. A G2 possui um espaço físico maior, podendo receber mais carros.
Como o plano passa pela aquisição de uma quantidade em massa de veículos, o foco da manutenção mudaria: da atual reparativa (o veículo só pára se tiver algum defeito) para a preventiva (o veículo pára sempre, para fazer ajustes e revisões).
Somente mudar o foco não basta. Também incluí uma parceria com o SENAI, onde alunos de ensino médio com formação técnica em mecânica terão a oportunidade de trabalhar dentro da empresa enquanto não estão em sala de aula e depois de formados, como estágio ou emprego formal. Além disso há a necessidade de treinar e reciclar todos os mecânicos para se adequarem às novas realidades tecnológicas dos chassis e carrocerias.
Dentro de cada garagem teremos o centro de manutenção dividido em dois times. Cada time é responsável por metade dos carros de cada linha (para evitar disparidades em função dos trajetos). Esses dois times (formados pelos mecânicos, lavadores, borracheiros e eletricistas) competem entre si para manter os carros rodando em boas condições. A cada quebra, a equipe soma mais pontos, que são recebidos em função da gravidade da ocorrência. Falta máxima? Carro enguiçado nas ruas (além de deixar de carregar passageiros, atrasa a viagem dos mesmos e denigre a imagem da empresa com o público). Todos os dois têm metas mensais para cumprir e caso atinjam essa meta, ganham bonificação. No fim do ano a equipe vencedora recebe um "extra" no salário, além dos bônus que já acumularam durante o ano.
O almoxarifado também tem a função de ser reduzido, administrado pelos fornecedores. Além do ganho de espaço físico, faz com que não se imobilize capital em peças. O ganho financeiro se daria através de parcerias e contratos de exclusividade, onde há um fornecedor de cada tipo de peça, escolhido através da relação entre o menor preço e a qualidade dos materiais e processos.
A limpeza do veículo será feita durante a noite, onde equipes trabalham em uma "linha de montagem" da limpeza. Colocados em linhas, as equipes de limpeza vão se revezando de ônibus em ônibus, limpando todo o veículo interna e externamente, de modo semelhante a uma linha de montagem de automóveis. Uma vez por ano (entre julho e outubro), durante os fins de semana e de forma aleatória os veículos receberão uma revisao na pintura e um novo polimento, para conservar a carroceria. A equipe de limpeza será a maior dentro de uma garagens, visto que eles trabalham durante todos os dias da semana, feriados e fins de semana.
As garagens também passarão por um processo de reforma buscando limpar o ambiente, tornado-o mais habitável. Ao invés de galpões e salas escuras, ambientes claros e ventilados. Um sistema de coletagem de água das chuvas para a reutilização na limpeza dos veículos, detergentes biodegradáveis, tratamento do esgoto, recolhimento e reciclagem dos lubrificantes, programa de reciclagem (lixo e peças como pneus e peças plásticas).
Amanhã posto sobre a gestão de pessoas e RH da empresa.
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